Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sem identidade

    Apreservação dos exemplares da arquitetura moderna presentes em Florianópolis é de fundamental importância para o reconhecimento de um importante momento histórico e cultural da cidade. Contudo, se as iniciativas de preservação, em geral, já possuem grandes dificuldades, a arquitetura moderna possui especificidades que dificultam ainda mais a sua preservação, tendo em vista que, pela ausência de ornamentação e do artesanato, nem sempre tais obras são reconhecidas como bens passíveis de tombamento. Dito isso, causa preocupação o aparente descaso no que respeita à recomendação do Ministério Público Federal no sentido de que não fosse realizada nenhuma intervenção antes da necessária avaliação técnica no Edifício Mussi, localizado no Centro de Florianópolis.

    A edificação, além de representar a presença da corrente modernista em Florianópolis, caracterizava um período importante de expansão da Capital, e início do processo de verticalização do Centro da cidade. Além disso, tratava-se de um importante exemplar das obras do projetista suíço Wolfgang Ludwig Rau, um dos principais construtores da modernidade em Santa Catarina e, portanto, um dos responsáveis pela construção de uma nova linguagem na cidade. Em hipóteses como esta, parece que tudo pode ser resolvido através da compensação dos danos. Ou seja, basta pagar pela demolição.

    O descaso é flagrante. A sociedade florianopolitana teve parte de seu passado e de sua memória apagados sem qualquer poder de reação. Impotentes diante da perda gradual e sucessiva dos valores ambientais, naturais e construídos, vamos perdendo, aos poucos, nossa identidade.

    Por Affonso Ghizzo Neto

    • Publicações353
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sem-identidade/2467683

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)